ILHA DE SANTA MARIA

Atividades
culturais

Clima

Por constituir o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, situando-se mais a sul e mais a oriente, o clima desta Ilha é mais seco e quente, com grande exposição solar, pelo que se aproxima das características do clima mediterrânico, oscilando as temperaturas médias do ar entre os 14ºC e os 22ºC.

Praias

A Praia Formosa e a de São Lourenço são as mais procuradas não só pela população local, como por turistas de todo o mundo, graças ao ambiente familiar e agradável, às suas águas calmas e areia branca, como pela possibilidade de prática de desportos náuticos, como o surf, o windsurf, o esqui aquático e a vela.

Existe, na Ilha, um conjunto de caminhos pedestres que têm vindo a ser reabilitados e colocados à disposição de todos. Bem sinalizados, estes circuitos pedonais e miradouros permitem o contacto com paisagens de beleza incomparável.

Mês de Agosto

Durante o mês de agosto, várias são as festividades que tomam conta da Ilha. Caso é da homenagem à padroeira da Vila, Nossa Senhora da Assunção, que se realiza todos os anos a 15 de agosto.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, datada de inícios do século XV, é um dos templos mais antigos dos Açores.

Património cultural
e paisagístico bastante
rico.

Celebrações do Divino Espírito Santo

A festa do Espírito Santo é celebrada em todas as freguesias dos Açores, decorrendo todas as semanas desde a Páscoa até ao domingo de Pentecostes.
Em Vila do Porto celebra-se o Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Festival Maré de Agosto

O Festival Maré de Agosto é um evento que decorre, anualmente, no último fim de semana de agosto, na Praia Formosa.
Este é um espetáculo ímpar que se repete há um quarto de século e que atrai vários artistas internacionais.

Marina de Vila do Porto

A Marina de Vila do Porto, inaugurada recentemente, constitui uma atração turística tanto a nível nacional, como internacional.

Gastronomia

Esta Ilha dispõe de uma gastronomia muito rica, da qual se destaca o Caldo de Nabos, o Bolo na Panela, o Molho de Fígado a Sopa e a Caldeirada de Peixe.

Artesanato

Esta é uma Ilha que se destaca, em termos de artesanato, pela produção de loiça e outras peças de olaria em barro vermelho.
É igualmente conhecida a confeção de camisolas de lã, as mantas de retalhos coloridas e os panos em linho.
O Museu de Santa Maria é, de facto, um local de visita obrigatória.

Pesca
ou Caça Submarina

Dadas as condições naturais da Ilha, nomeadamente o clima e a sua localização geográfica, esta orla costeira, para além de ser ideal para a prática de alguns desportos náuticos, é ainda perfeita para mergulho, pesca e caça submarina.

Conheça os nossos quartos

Esta unidade hoteleira oferece-lhe quartos extremamente confortáveis,
um ambiente tranquilo, relaxante e seguro, rodeado
das belezas naturais que caracterizam a região.